Quem somos

O CEPEX é o Centro de Estudos e Pesquisas do Xadrez, situado no interior de Minas Gerais na cidade de Itaúna, fundado em 13 de outubro de 1999 com o intuito de divulgar o esporte na cidade e região.

Tem como objetivo difundir o esporte e trazer novos praticantes da arte do xadrez, tendo em vista principalmente crianças e jovens, utilizando o xadrez como meio de formação de cidadãos independente de se tornarem campeões.


Em seu tempo de existência o CEPEX teve vários alunos, como Caíque Melo Rêda, que foi hexacampeão mineiro e bi campeão brasileiro. Outro aluno que se destacou é Rodolfo Camargos Santos, que, após se destacar em diversos torneios é hoje um dos instrutores do CEPEX e faz parte da diretoria de nossa instituição. Vários alunos se destacaram em todo esse tempo, alunos que levam o xadrez por toda sua vida e se tornam campeões não só no xadrez, mas como cidadãos.


Em 2010 foi concebido ao CEPEX um prêmio do Ministério da Cultura, onde diversos projetos de todo país concorriam para serem reconhecidos como projeto de cultura a nível nacional.


Hoje o presidente e fundador do CEPEX, Marcus Elísio, é também membro da LBX (Liga Brasileira de Xadrez), onde todos seus alunos também são registrados e obtém grande destaque em torneios. Mais recentemente o CEPEX também foi reconhecido no município de Itaúna como utilidade pública, trazendo assim mais uma vez o reconhecimento da instituição como um meio de divulgação de cultura e cidadania na região.

Atualmente o CEPEX vem realizando alguns projetos como na fundação Granja Escola São José onde conta com 78 alunos de 12 a 18 anos, e também na Comunidade Terapêutica Força e Luz com cerca de 10 internos que lutam contra a dependência química e o alcoolismo. Com vários projetos para o ano de 2015 o CEPEX segue divulgando o xadrez, e espalhando cada dia mais os ensinamentos do esporte.


Ícaro Viterbre Debique Sousa

Aluno e Colaborador do CEPEX